Escola de Gestores Públicos

Formação de Gestores e Fiscais de Contratos na Nova Lei de Licitações

Formação de Gestores e Fiscais de Contratos na Nova Lei de Licitações

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Descrição

A Nova Lei de Licitações trouxe importantes disposições relacionadas ao exercício das funções de gestor e fiscal do contrato. Além disso, conferiu aos regulamentos (de União, Estados e Municípios) competências para regulamentar as atribuições de gestores e fiscais. O curso aborda as questões teóricas e práticas relacionadas ao exercício das funções de gestor e fiscal de contratos, de maneira a capacitar o maior número de servidores para o desempenho dessas atribuições nas suas áreas de especialização. Além das lições teóricas, o curso contempla análise pormenorizada de modelos de atos típicos das funções de gestor e fiscal de contrato, como Termo de Recebimento (Definitivo e Provisório) do Objeto e Relatório de Acompanhamento de Execução.

Carga Horaria/Programação

16 (dezesseis) horas aula.

Objetivos

Busca-se capacitar o público-alvo a:

– Conhecer as disposições legais que regem a atuação dos agentes públicos nos processos de contratações;

– Conhecer os atos típicos das funções de gestor e fiscal de contrato;

– Exercer as funções típicas de gestor de contratos;

– Exercer as funções típicas de fiscal de contratos.

 

Material de Apoio

Público-alvo

Conteúdo Programático

Os Agentes Públicos nas Contratações e o Gestor do Contrato

1.1. Autoridade Máxima, Agente de Contratação, pregoeiro e comissão de contratação;

1.2. O gestor do contrato na Lei n. 14.133/2021 e no regulamento;

1.3. Análise e arquivamento Documental: Recebimento do Objeto e Autorização de Pagamento, guarda de documentos do contratado;

1.4. Acompanhamento da execução: relatórios, suspensão de entrega de bens ou serviços;

1.5. O pedido de reequilíbrio econômico financeiro;

1.6. Outras Atribuições.

Fiscal do Contrato

2.1. O fiscal do contrato na Lei n. 14.133/2021 e no regulamento;

2.2. Esclarecimento de dúvidas e divergências;

2.3. Relatórios e notificações de vistorias e ocorrências; determinações e comunicações de irregularidades;

2.4. Medições dos serviços executados e aprovação da planilha de medição;

2.5. Manifestação sobre suspensão de execução contratual;

2.6. Conferência e certificação de faturas e avaliação de serviços;

 2.7. Outras atribuições.

Oficinas Práticas: Gestão Contratual

3.1. Análise documental:

3.2. Caso Prático 01

3.3. Caso Prático 02

3.4. Caso Prático 03

Oficinas Práticas: Fiscalização Contratual

4.1. Análise Documental:

4.2. Caso Prático 01:

4.3. Caso Prático 02:

4.4. Caso Prático 03.

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