Escola de Gestores Públicos

Inteligência Artificial e suas Aplicações na Administração Pública

favpng_businessperson-manager

Descrição

O curso tem como objetivo principal apresentar os conceitos fundamentais das ferramentas de IA e familiarizar os servidores com suas definições e conceitos básicos, proporcionando uma compreensão mais profunda do assunto.

Mais do que isso, contribui para a automação de processos na Administração e concretização do princípio constitucional da Eficiência na Administração Pública.

Além disso, explora técnicas, aplicações e possibilidades das principais interfaces de mercado, como Chat GPT, Gemini, Microsoft Copilot, Leonardo.AI, entre outras. O enfoque do curso é essencialmente prático.

Carga Horaria/Programação

16 (dezesseis) horas aula.

Busca-se capacitar o público-alvo a:

– Introduzir os Conceitos Fundamentais e familiarizar os alunos com os conceitos básicos, história e definições de IA, promovendo uma compreensão sólida do campo.

– Explorar Técnicas e Aplicações, ensinando as principais técnicas, incluindo o aprendizado de máquinas, e demonstrar como a IA é aplicada em diversos setores.

– Desenvolver Pensamento Crítico e Consciência Ética, encorajando uma abordagem crítica ao uso da IA e explorando dilemas éticos e implicações sociais, políticas e legais.

– Promover a Alfabetização em Dados, oferecendo uma compreensão do papel dos dados na IA e ensinando como interpretar e utilizar dados efetivamente.

– Introduzir Ferramentas Gratuitas e Avançadas para a experimentação, prototipagem, e resolução de problemas em IA, incluindo a engenharia de prompt e modelos GPT.

Material de Apoio

Conteúdo Programático

Introdução à Inteligência Artificial e Desenvolvimento e Aplicações da Inteligência Artificial

1.1. Definição e conceitos básicos de inteligência artificial;

1.2. Breve histórico da inteligência artificial;

1.3. Módulo 2 (2 horas): Desenvolvimento e Aplicações da Inteligência Artificial

1.3. Principais técnicas e abordagens de desenvolvimento de inteligência artificial

1.4. Exemplos de aplicações práticas da inteligência artificial em diversos setores

Engenharia de Prompt e GPT e Data Literacy para IA