Escola de Gestores Públicos

Reforma Tributária e Tributação Municipal

favpng businessperson manager

Descrição

A Emenda Constitucional n. 132, de 20 de dezembro de 2023, atribuiu aos estados, DF e municípios competência para instituir, de forma compartilhada, Imposto sobre Bens e Serviços – IBS. A norma tem por objetivo principal unificar os diversos aspectos da regra matriz de incidência do ICMS e do ISSQN, de competência, respectivamente, de estados, DF e municípios, e, assim, simplificar a tributação sobre o consumo no Brasil.
A medida tem o potencial de eliminar – ou, pelo menos, reduzir – numerosas controvérsias sobre o tributo incidente (se ICMS ou ISSQN) nas operações e prestações envolvendo bens e serviços e o ente federativo competente para instituí-lo e arrecadá-lo (se o da origem ou do destino ou ambos). O IBS tem o potencial também de mitigar os efeitos da Guerra Fiscal entre estados e municípios, em que referidos entes reduzem ou eliminam a tributação sobre determinados bens e serviços visando atrair grandes empreendimentos para seus territórios.
Além de tratar do novo IBS e de seu Conselho Gestor, o curso aborda os aspectos mais relevantes dos demais tributos municipais, incluindo taxas, IPTU, ITBI, ISSQN e a nova “Contribuição de iluminação pública e sistemas de monitoramento para segurança e preservação de logradouros públicos”.

Carga Horaria/Programação

16 (dezesseis) horas/aula.

+2 horas-aula de mentoria e tira-dúvidas (Somente para cursos customizados)

Busca-se capacitar o público-alvo a:

– compreender os aspectos mais relevantes em matéria de Direito Tributário municipal;

– conhecer as principais disposições constitucionais aplicáveis ao Imposto sobre bens e serviços;

– conhecer as principais disposições constitucionais aplicáveis ao Conselho Gestor do IBS;

– compreender as alterações nos tributos municipais realizadas pela EC n. 32/2023.

Material de Apoio:

R$ 00,00

A EG oferece propostas personalizadas para capacitação de grupos e equipes. Entre em contato com nossas consultoras.

Conteúdo Programático

A Reforma Tributária e o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS)

1.1. Emenda Constitucional n. 132, de 2023: considerações gerais;

1.2. Materialidades do IBS: operações com bens e serviços;

1.3. Local e momento da incidência;

1.4. Sujeitos Ativo e Passivo do IBS;

1.5. Repartição de recursos entre estados e municípios;

1.6. Aspecto quantitativo do IBS (alíquotas, base de cálculo e não cumulatividade);

Comitê Gestor do IBS e Taxas Municipais

2.1. Considerações Gerais e competências do Comitê Gestor;

2.2. As decisões no âmbito do Comitê Gestor do IBS;

2.3. A fiscalização tributária no IBS e o Processo Administrativo Tributário e as atribuições de auditores e procuradores municipais;

2.4. Taxas municipais: serviço específico e divisível e efetivo exercício de poder de polícia;

2.5. Base de cálculo e alíquotas das taxas: necessária contraprestação;

2.6. As principais taxas municipais: taxa de lixo, taxa de bombeiros, taxas ambientais

IPTU, ITBI e “Contribuição de iluminação pública e de sistemas de monitoramento para segurança e preservação de logradouros públicos”

3.1. Aspecto Material;

3.2. Aspectos Espacial e Temporal dos Tributos;

3.3. Aspecto quantitativo dos tributos;

3.4. Peculiaridades do IPTU e a Planta Genérica de Valores;

3.5. Questões controversas do ITBI e os conflitos com ITCMD;

3.6. Imunidades e Isenções;

Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza

4.1.  Aspecto Material do ISSQN;

4.2. O conceito de serviço e a jurisprudência dos Tribunais Superiores;

4.3. Operações mistas;

4.4. Exportação de serviço;

4.5. O local da incidência do ISSQN;

4.6. Aspectos subjetivo e quantitativo do ISSQN.

Entre em contato pelo WhatsApp