Escola de Gestores Públicos

Processos de Tomadas de Contas nos TCE

Curso Contratos Administrativos na Nova Lei de Licitações

Descrição

A compreensão das competências dos Tribunais de Contas revela-se indispensável ao bom exercício das funções dos agentes públicos, em especial, ordenadores de despesa, agentes de controle interno e procuradores públicos, além, é claro, dos servidores lotados perante as referidas Cortes de Contas e dos advogados que patrocinam entidades privadas sujeitas a processos de contas.

Aqui, adquirem grande relevância os processos de tomada de contas, em especial, de Tomada de Contas Especial e Tomada de Contas Extraordinária.

Além da análise das principais disposições constitucionais, legais e infralegais aplicáveis à matéria, o curso aborda aspectos relevantes da jurisprudência do Tribunal de Contas da União (TCU) e do Tribunal de Contas dos Estados referentes aos processos de tomada de contas.

Carga Horaria/Programação

16 (dezesseis) horas/aula.

+2 horas-aula de mentoria e tira-dúvidas (Somente para cursos customizados)

Objetivos

Busca-se capacitar os agentes públicos e privados que integram o público-alvo a:

– atuarem com vistas evitar ilegalidades ou prejuízos ao erário no exercício da atividade financeira do Estado;

– realizarem os atos preliminares às Tomadas de Contas Especial, assim como, em caso de insucesso, adotarem as medidas necessárias ao ressarcimento de danos aos cofres públicos;

– conhecerem os trâmites procedimentais dos processos de tomada de contas ordinária e extraordinária, assim como as possíveis sanções decorrentes de ilegalidades ou prejuízos ao erário;

– celebrarem Termo de Ajustamento de Gestão com vistas à adequação de atos e procedimentos dos órgãos ou entidades sujeitos ao controle das Cortes de Contas.

Material de Apoio

R$ 00,00

A EG oferece propostas personalizadas para capacitação de grupos e equipes. Entre em contato com nossas consultoras.

Conteúdo Programático

As Competências dos Tribunais de Contas em Matéria de Julgamento de Contas

1.1. Os Tribunais de Contas na Constituição de 1988;

1.2. Contas de Governo X Contas de Gestão;

1.2. Ministério Público de Contas;

1.4. Auditores de Contas;

1.5. Sujeitos passivos dos processos de tomada de contas.

Tomada de Contas Especial

2.1. Controle Interno e Tomada de Contas Especial;

2.2. Providências preliminares à Tomada de Contas Especial;

2.3. Instauração e Procedimento da TCE;

2.4. Os Processos de Tomada de Contas Especial no Tribunal de Contas;

Procedimento de Tomada de Contas (Ordinária e Extraordinária)

3.1. Instauração e Atos de Comunicação;

3.2. Decisões, Súmulas e Prejulgados;